Começar na musculação

A musculação incentiva os principiantes em desporto devido à possibilidade de tornar o corpo escultural e bonito. Para isso os atletas começam a aplicar carga aos seus trabalhos de ginásio de forma brusca e súbita, sem ter em conta o seu nível de treino e o que devem fazer para não se prejudicarem com patologias decorrentes do treino.

“Um carro quando é usado exageradamente dá muitos problemas. Deixar o veículo na garagem e não usar nunca é ainda pior”, diz um dos maiores ortopedistas brasileiros, René Abdalla, para explicar os motivos da cartilagem dos jovens estar muito mais frágil hoje do que no passado, condição inicial para desencadear a artorse, uma doença degenerativa.

Para quem está acima do peso, emagrecer é fundamental, mas não condição exclusiva para evitar a artrose. “Quem conviveu durante muito tempo com a obesidade, tem a cartilagem prejudicada, situação que permanece após o emagrecimento. É preciso uma ajuda especializada e com treinos específicos para o fortalecimento das articulações”, explica o médico Abdalla, que coordena o Centro de Joelho do Hospital do Coração.

No início do seu treino tem que ter em conta os seguintes passos para o seu corpo se adaptar ao treino,

  • Progredir lentamente.
  • Treino, dieta e recuperação são indissociáveis.
  • Adapte o treino ao seu ritmo de vida.
  • Se uma técnica não lhe convier, substitua-a, por exemplo o joelho crepita durante a realização de agachamentos, terá que optar pela paragem do exercício e subsequente carga.

Após ter em conta os aspetos acima referidos, poderá passar para a carga mais forte – musculação mas tendo em conta que cada peso que coloque em si, terá uma consequência sobre as suas articulações. A avaliação da carga e biomecânica do seu exercício é fundamental para ficar com o corpo escultural.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation