Suplementos sim, anabolizantes esteróides não!

Existe uma confusão relativamente aos suplementos alimentares, muitas vezes se pensa que são anabolizantes esteróides, o que é errado.

Então qual é a diferença?

O suplemento alimentar é um complexo nutricional, com grandes quantidades de vitaminas, minerais e proteínas para reforçar a dieta do atleta. O que é totalmente oposto ao esteróide anabolizante.

Os suplemento alimentar tem como base a composição alimentos naturais e saudáveis extraídas de ricas fontes, tais como soro de leite, da carne, do ovo, do milho, da soja de entre outras.

Um exemplo prático da conhecido suplemento whey protein, é uma proteína desenvolvida à base do soro de leite com o objetivo de aumentar a massa muscular.

Outros cabroidratos, muitas vezes utlizados no pré-treino, são  maltodextrina e a dextrose são extraídos do milho, muito consumidos por atletas de alta performance que procuram repor as energias rapidamente, ou mesmo mantê-la durante o treino. O suplemento tem a função de ajudar o praticante a melhorar a sua performance e o seu desenvolvimento físico.

Por outro lado, os anabolizantes esteróides são fabricados por laboratórios farmacêuticos, apartir de substâncias sintéticas, químicas e manipuladas com a função de garantir rapidamente o crescimento muscular e o emagrecimento, sem qualquer esforço. Devido a essas vantagens, os esteróides são bastante procurados por pessoas que desejam obter resultados em pouquíssimo tempo. Mas, seu uso sem controlo pode causar danos severos a saúde, nomeadamente cardiopatias, perda de cabelo, disfunção sexual, ou mesmo perda de massa neural, e em casos mais severos, morte súbita. Então só podem ser utilizados por recomendação médica caso o doente apresente algum problema de saúde.

Deste modo, os suplementos alimentares não tem qualquer problema no seu uso, e mais eficientes a longo prazo em relação aos  anabolizantes, além do que são considerados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária dos alimentos de alto valor biológico e nutricional.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Navigation